
História do Vasco: SEDES, ESTRUTURA, SÍMBOLOS e UNIFORMES
Junho 6, 2020O Vasco da Gama possui a sua sede em São Januário que fica localizado na Rua General Almério de Moura, 131, Vasco da Gama/ RJ . A sede foi inaugurada em 21 de abril de 1927.
O estádio Vasco da Gama pode ser denominado uma pequena cidade dos esportes. O seu território mede 5600 m². São Januário é a sede principal vascaíno e nele estão concentrados:
- Campo de futebol;
- Parque aquático;
- 2 ginásios polivalentes;
- 3 quadras cobertas (futsal, basquete e handebol);
- 4 campos de grama sintética para recreação e treinamento;
- 2 quadras de tênis;
- Instalações para esportes olímpicos;
- Acomodações para 90 atletas;
- Sala com modernos equipamentos para o exame de dopping, entre outros.
- Administração do clube
Similar a uma mini-cidade a sede do Vasco ainda tem restaurantes, lanchonetes, quatro mares, um salão incrível de troféus em que a documentação precisa das vitórias do Vasco (mais de 6.000 itens).
Além do espaço já citado, o Vasco também possui uma área de 4100 m² na frente do estádio, em que foi criado um estacionamento e no campinho para ser usado pelas escolas e moradores ao entorno.
O estádio tem uma capacidade total de receber 32 mil torcedores. Ali são realizados jogos e treinamentos profissionais.
Também serve como vitrine para craques em ascensão no futebol brasileiro. Contando do time pré-mirim até chegar ao time de juniores.

Sao Januario 3

São Januário

São Januario2
Evolução dos escudos e símbolos do VASCO:
O escudo do Vasco sofreu algumas variações ao longo dos anos. Confira a seguir quais foram elas.
O escudo do Vasco começou com um formato redondo no ano de 1903. Os principais elementos que atualmente fazem parte já existiam: a sigla (C.R.V.G) e a caravela. Entretanto o design atual passou por algumas remodelações e surgiu em 1920.

evolução dos escudos do Vasco da Gama

Evolução dos escudos do Vasco
Veja Também:
História do Vasco: Programa sócio-torcedor, ídolos e títulos do clube
HISTÓRIA DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA: O SÍMBOLO DA LUTA CONTRA O RACISMO
UNIFORME
Quanto ao uniforme este foi confeccionado com uma faixa diagonal branca ao fundo. No ano de 1980 a camisa foi remodelada e as suas formas ficaram mais arredondadas. No que diz respeito a Cruz de Malta, o símbolo mais marcante dos vascaínos foi criada em 1898 e incluída na primeira camisa do clube.
Quando o clube ainda tinha como esporte o remo a marca foi alterada algumas vezes até o modelo que é conhecido hoje muito parecido com a Cruz de Cristo. Aparência era muito similar à camisa ousada nos dias de hoje, é certo pela faixa diagonal que tinha o sentido da direita para esquerda.
O manto da Cruz de Malta mudou o sentido da faixa nos anos 40. Mantida até hoje, a cruz se localiza a esquerda simbolizando o coração de todos os torcedores vascaínos.
Por questões de patrocínio, inclusive do material esportivo, as camisas são alteradas praticamente anualmente, para que o torcedor invista no manto e gere receita ao clube.
O Vasco passou por uma troca de fornecedor de material esportivo. A Diadora deu lugar a Kappa (campeã com o Vasco da Libertadores de 1998 e da Mercosul em 2000), mas as novas camisas, até início de junho, ainda não foram confeccionadas. Em breve, atualizaremos o artigo com as novas camisas. Confira algumas da camisas número 3 do clube e a suposta nova camisa do Vasco com a Kappa:

Camisa do Vasco 2020 com Kappa

Algumas camisas número 3 do Vasco da Gama