Thursday, 01 October, 2020

Botafogo Futebol Clube: conheça a história, ídolos, símbolos, camisas, títulos e muito mais.


Escudo do Botafogo

A história do Botafogo futebol clube que conhecemos hoje começou no ano de 1904 no bairro do Botafogo, inicialmente seu nome era electro Club e depois que passou a ser chamado Botafogo football Club.

A ideia de montar um clube de futebol veio de dois amigos em uma escola, durante uma aula de álgebra. Flávio Ramos passou um bilhete a Emanuel Sodré dizendo que “eles deveriam fundar um clube no Largo dos Leões de futebol, por que Ithamar tinha fundado um na rua Martins Ferreira”.

Era isso que dizia o bilhete passado entre os dois colegas, bilhete esse que foi interceptado pelo professor de álgebra o general, Júlio Noronha que os advertiu do momento não ser o correto para discutir assuntos que não fossem concernentes à aula de álgebra, mas que ele apoiava a ideia da prática de esportes.

 

História do Fogão

 

E a partir daí eles iam dar o primeiro passo para o nascimento do clube. No mesmo dia Flávio Ramos decidiu falar com Octávio Werneck sobre a sua ideia para criar o clube, por fim em agosto de 1904 o clube foi formado por colegiais que ainda nem tinham 18 anos de idade.

A ideia do primeiro nome veio depois de eles decidirem cobrar mensalidade para os seus jogos, aí acharam um talão com o nome de um clube antigo e extinto e decidiram se apropriar do nome.

Mas o nome Electro Club não durou muito tempo, quando os meninos fizeram uma reunião do clube na casa da avó de Flávio, cedida para que eles pudessem fazer as suas reuniões, a avó argumentou que o nome para o clube deveria ser em referência ao lugar que eles moravam e aí o nome do clube passou a ser Botafogo.

O primeiro jogo dos garotos aconteceu em 2 de outubro de 1904 contra o time Football and athletic club, jogo esse que eles perderam por 3 x 0.

Não pense que os garotos desistiram após a primeira derrota e ainda bem que não, porque no segundo jogo eles ganharam contra o petropolitano de 1 x 0 em 1905, sendo o gol feito por Flávio.

Já no ano de 1906 eles tiveram a oportunidade de participar do primeiro campeonato carioca, e se tornaram primeiros campeões da cidade conquistando então a taça Caxambu.

No ano seguinte eles jogaram mais um jogo que empataram com o Fluminense e só foram considerados campeões, com título reconhecido, em 1996.

Já em 1942 o Botafogo de futebol e o clube de Regatas foram unidos e se tornaram apenas um, mas a data oficial do nascimento do clube foi mantida como 1904.

 

Títulos do Botafogo

 

Desde a sua fundação o Botafogo conquistou muitos títulos importantes em vários anos, entre eles estão:

  1. Campeonato Brasileiro – 2 títulos: anos 68 e 85;
  2. Copa CONMEBOL – 1 título: anos 93;
  3. Torneio rio-são Paulo – 4 títulos: anos 62, 64, 66 e 98.
  4. Copa dos campeões estaduais RJ/SP – 1 título: ano 31;
  5. Campeonato Carioca – 19 títulos: 1907, 1910, 1912, anos 30, 32, 33, 34, 35, 48, 57, 61, 62, 67, 68, 89, 90, 97, 2006 e 2010.

 

Ídolos do Botafogo

 

Os principais ídolos do Botafogo que tiveram a sua presença consagrada, e que também foram ídolos em outros times:

1.Carlos Alberto Torres;

  1. Didi;
  2. Garrincha;
  3. Jefferson;
  4. Heleno de Freitas;
  5. Jairzinho;
  6. Nilton Santos;
  7. Paulo Cézar caju;
  8. Túlio;
  9. Zagallo.

Sede e estrutura

Nos dias atuais o Botafogo possui 7 sedes que estão distribuídas por todo o estado do Rio de janeiro e Niterói é nessas cidades que vão ser divididos as atividades promovidas pelo clube entre essas atividades estão:

1.Os esportes do clube;

  1. A administração;
  2. Espaço para a realização de eventos e jogos.

O patrimônio do Botafogo é formado por:

  1. General Severiano: começou a ser construído no ano de 1912 e foi inaugurado no ano seguinte, a inauguração foi com a primeira partida oficial, o jogo do campeonato Carioca no ano de 1913. Foi esse que o Botafogo venceu o Flamengo com placar de 1 x 0;
  2. Mourisco mar: o marisco mar é um dos patrimônios do Botafogo e nele é abrigado a sede dos esportes aquáticos, ele é um dos mais tradicionais aqui no Brasil ao realizar práticas de esportes aquáticos;
  3. Sacopã: é o local onde a equipe de remo do Botafogo treina e onde a escolinha do Botafogo funciona;
  4. Marechal Hermes: foi usado como sede durante alguns anos do futebol profissional e hoje é usado para revelar os pequenos meninos do clube;
  5. Caio Martins: foi onde o Botafogo conquistou muitas vitórias e resultados que o fizeram conquistar o campeonato Brasileiro no ano de 95;
  6. Sede campestre de Jacarepaguá: esse foi doado por uma botafoguense de coração, que antes de falecer colocou em seu testamento a doação de sua casa para o clube, hoje o espaço é usado para fazer filmagens e promover pequenos eventos;
  7. E o estádio Nilton Santos.

 

Uniformes e símbolos

 

Ao decorrer dos anos houveram algumas modificações nos uniformes e no escudo que era utilizado pelos atletas.

Evolução do Escudo do Botafogo
Evolução do Escudo do Botafogo

Primeiro escudo do club. Escudo utilizado no uniforme.

Houve uma mudança no símbolo, começando a ser usado uma estrela com as iniciais do time dentro dela.

Escudo do Botafogo
Escudo do Botafogo

 

Já os uniformes foram evoluindo desde a sua fundação em 1904, mas o preto e branco vertical sempre predominou.

No início dos jogos os jogadores utilizavam a camisa branca, com calção da mesma cor e os meiões se tornavam o diferencial porque eles eram da cor abóbora.

Já o primeiro uniforme com listras teve inspiração com a camisa do time Juventus football Club.

Somente em 1913 que a camisa do time passou a ser usada com o escudo pela primeira vez. A primeira camisa que o clube usou nas suas competições oficiais até o ano de 1919.

Em 1986 eles passaram a utilizar a camisa com patrocínio estampado de nome Atlantic.

Uniformes do Botafogo Evolução desde 1894
Uniformes do Botafogo Evolução desde 1894
Uniformes do Botafogo Evolução desde 2000
Uniformes do Botafogo Evolução desde 2000

 

 

0 comments on “Botafogo Futebol Clube: conheça a história, ídolos, símbolos, camisas, títulos e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes