Saturday, 19 September, 2020

História do Cruzeiro Esporte Clube, maiores ídolos, títulos, sedes, escudos, símbolos e muito mais


escudo do Cruzeiro

Tendo a sua sede no Belo Horizonte em Minas gerais, o Cruzeiro esporte clube é mais um time que é considerado um dos maiores clubes de futebol de todo o Brasil e da América do Sul; a sua fundação foi em 1921.

 

O nome de nascimento do Cruzeiro era ““societá sportiva palestra Itália””, mas assim como o Palmeiras, precisou mudar de nome por conta da situação na qual viviam na época em que o Brasil era inimigo da: Alemanha Itália e Japão, e por isso não poderia ser usado nada que fizesse referência a um desses países.

 

O maior Rival do Cruzeiro esporte clube é o Atlético mineiro, as partidas contra o Atlético são verdadeiros clássicos, também a um pouco de rivalidade contra o América mineiro.

 

O Cruzeiro tem um currículo bem recheado, primeiro por ter o reconhecimento como um dos maiores clubes brasileiros e por esse reconhecimento ser a nível internacional.

 

Por duas vezes o Cruzeiro conquistou o título de vice-campeão da copa Europeia sul-americana, ele também traz na sua bagagem os dois títulos conquistados na copa libertadores da América, na Supercopa da libertadores, com mais um da Recopa Sul América além de muitos outros.

 

E não poderíamos deixar de dizer que o Cruzeiro é o único clube brasileiro que tem o maior número de conquistas da copa libertadores da América, somando ao todo 86 vitórias, com mais 586 vitórias no campeonato Brasileiro fazendo com que o Cruzeiro entre para a história do futebol.

 

História do Cruzeiro

A sua fundação foi em 2 de janeiro de 1921 por italianos que viviam na colônia italiana no estado de Belo Horizonte. A maior característica do time é que eles eram compostos exclusivamente por descendentes de italianos.

 

Na época os italianos vieram para Minas gerais como objetivo de construir a cidade; foram os seus descendentes que deram origem ao “societá sportiva palestra Itália”, em que só era permitido que descendentes de italianos fizessem parte do time.

 

Os principais participantes eram pedreiros, pintores, comerciários, policiais e marceneiros que herdaram dos seus pais as profissões da classe trabalhadora.

 

Quando foi decidido que seria desconsiderada a cláusula que impedia outros atletas, de outras nacionalidades, participar do time, elas foram retiradas. Não havia mais sentido usar o nome da Itália como nome do clube, já que não era mais algo exclusivo dos italianos.

 

Quando o ano de 1942 chegou, obedecendo as leis nacionais, foi decidido que o nome mudaria para palestra mineiro em substituição ao antigo nome.

 

Até mesmo as cores que faziam composição do time foram substituídas e as novas cores fazem homenagem ao time de Yale.

 

Sede e estruturas

 

A sede principal do Cruzeiro tem como localização um prédio próximo ao parque esportivo do Barro preto, a sua estrutura é totalmente moderna e funcional, nela está contido áreas importantes para o correto funcionamento do clube como: marketing, comercial, secretária, tecnologia da informação, administração e muitos outros.

 

A sede teve inauguração em agosto de 2003 pelo presidente na época Zezé Perrella.

 

Fazem parte das estruturas do cruzeiro:

 

  1. 1. Toca da raposa I e II: a toca da raposa é um centro de treinamento para as divisões de base; a primeira sendo destinada para os jovens cruzeirenses e a segunda de uso exclusivos para os jogadores profissionais.
  2. Parque esportivo do Barro preto: com a inauguração em 1985, o parque esportivo nasceu em um local histórico. Foi nesse lugar que o Cruzeiro conquistou as suas primeiras vitórias e hoje é utilizado como parque que oferece muita diversão aos frequentadores em Belo Horizonte.
  3. Sede Pampulha: é uma estrutura que tem como objetivo proporcionar diversão para os associados do Cruzeiro; a área no qual o clube está situado oferece conforto e comodidade para os seus usuários.

Nela é possível utilizar as sete piscinas, os toboáguas, o parquinho com brinquedos, as quadras de futebol e basquete; sem falar das muitas outras estruturas dentro da sede Pampulha.

 

Uniformes e símbolos

 

O escudo do time passou por algumas mudanças durante todos esses anos, mas a principal mudança foi entre 1927 a 1942 quando o escudo passou de verde, vermelho e branco, para azul e branco.

História dos escudos do Cruzeiro ao longo dos anos
História dos escudos do Cruzeiro ao longo dos anos

 

Já os primeiros uniformes do Cruzeiro eram na cor verde com detalhes em vermelho e fundo branco.

Cruzeiro primeiros uniformes
Cruzeiro primeiros uniformes

Depois o uniforme mudou para um tom de verde um pouco mais claro, até que em 1942 uniforme foi radicalmente mudado com as cores agora em verde e linhas horizontais na cor branca e vermelha escuro.

Cruzeiro camisa diferente
Cruzeiro camisa diferente

A última grande mudança no uniforme do time foi durante a segunda guerra Mundial com a proibição do governo, a partir disso eles passaram a utilizar a cor azul e Branco como sua principal cor, fazendo apenas algumas modificações ao longo dos anos.

 

 

Cruzeiro Camisa atual
Cruzeiro Camisa atual

 

 

Maiores Títulos

 

Os títulos conquistados pelo Cruzeiro podem ser separados em algumas categorias como:

 

  1. Continentais

1.1 copa libertadores da América- 2 títulos 1996/1997;

1.2 Supercopa libertadores- 2 títulos 1991/1992;

1.3 Recopa sul-americana- 1 título 1998;

1.4 Copa de ouro Nicolás leoz- 1 título 1995;

1.5 Copa Master da Supercopa- 1 título 1995;

 

  1. Nacionais

2.1 Campeonato Brasileiro- 4 títulos entre 1966 a 2014;

2.2 Copa do Brasil- 6 títulos entre 1993 a 2018;

 

  1. Interestaduais

3.1 Copa Sul-minas- 2 títulos 2001/2002;

3.2 Copa centro-oeste- 1 título em 1999;

 

  1. Estaduais

4.1 Campeonato mineiro- 40 títulos entre 1926 a 2019;

4.2 Praça Minas gerais- 5 títulos entre 1973 a 1985;

4.4 Copa dos campeões mineiros- 2 títulos 1991 em 1999;

4.5 Supercampeonato mineiro- 1 título 2002;

4.6 Torneio início- 10 títulos entre 1926 a 1966;

  1. Copa Belo Horizonte- 1 título 1960;

 

Principais ídolos

 

Já alguns dos principais ídolos do Cruzeiro foram:

 

  1. Abelardo- atacante;

2.Natal- ponta direita;

  1. boiadeiro- meio-campo;
  2. bengala- atacante
  3. Procópio- zagueiro;
  4. Roberto batata- atacante;
  5. Evaldo- atacante;
  6. Douglas- volante;
  7. Fabrício- volante;
  8. Fred– atacante;
  9. Zé Carlos- meio-campo;
  10. Henrique- volante;
  11. Jairzinho- volante.

 

0 comments on “História do Cruzeiro Esporte Clube, maiores ídolos, títulos, sedes, escudos, símbolos e muito mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes