Sunday, 20 September, 2020

Santos Futebol Clube: história, ídolos, títulos, símbolos, casmisas e muito mais


Escudo do Santos

A história do Santos futebol clube conhecido como Santos, começou em 14 abril 1902 quando foi fundado. O Santos é um dos os clubes brasileiros poliesportivos da cidade de Santos situada no litoral São Paulo.

 

Se formos falar de clubes mais bem-sucedidos do Brasil, o Santos faz parte desse grupo seleto e o seu reconhecimento é a nível Mundial.

 

Na década de 60 ganhou muitos títulos internacionais e nacionais e por isso ficou muito famoso, sem falar que o Santos foi a primeira equipe que o Pelé jogou.

 

O Pelé é considerado pela FIFA o melhor jogador do século e o maior artilheiro de toda a história do Santos e da seleção brasileira.

 

História do Santos

 

A maioria das partidas disputadas pelo Santos são realizadas na vila Belmiro no estádio do próprio Santos, porém há ocasiões que os seus jogos são feitos no Pacaembu.

 

Ao decorrer da história dos Santos ele foi conquistando muitos títulos internacionais, e o destaque vai para os mundiais e as copas libertadores nas décadas de 60, sendo que ele também foi vitorioso na copa libertadores de 2011.

 

É um dos recordistas brasileiros junto com o Grêmio e o São Paulo, a copa conmebol também foi outra Vitória que tem destaque no clube dos Santos na década de 90.

 

Ainda na década de 60 ele foi campeão na Supercopa dos intercontinentais, a supercopa sul-américa e a Recopa, dois anos seguidos também na década de 60.

 

Em 2000 o Santos ganhou destaque também por ter sido eleito pela FIFA como o quinto maior clube do século 20 de futebol, sendo que ele é o melhor entre os clubes das Américas na lista.

 

E no ano em que completou seu centenário, recebeu na Câmara dos deputados, no Estado de Brasília o prêmio de um maior clube sul-americano do século 20 pela FIFA.

 

Outro ponto curioso que podemos citar sobre o Santos é que ele é um dos três clubes daqui do Brasil, que em hipótese alguma foram rebaixados para a série B em todos esses anos, e foi o que mais enfrentou clubes de outros países em toda a história.

 

É a única equipe brasileira que conquistou no futebol brasileiro a tríplice artilharia estadual, copa do Brasil e brasileiro.

 

E por último é que o Santos foi o único clube que mais marcou gol na história de todo o futebol mundial, foi o primeiro a ter alcançado a marca de 12 mil gols.

 

Sede e estruturas

 

A primeira sede do time foi onde hoje é uma igreja coração de Maria, isso muito antes do Estádio do santos ter sido construído; era lá que os jogos eram realizados

 

Percebendo a necessidade de mudança os fundadores começaram a buscar terrenos na cidade, e só em 1916 que foi aprovado pelos fundadores aquisição de uma área de 16,650 metros quadrados.

 

Faz parte do patrimônio do Santos:

 

  1. Estádio da vila Belmiro: foi construído em 1916 e passou por muitas mudanças até chegar no estádio que conhecemos hoje.;
  2. Memorial das conquistas: depois de ter se passado 40 anos que o Santos conquistou a copa intercontinental no ano de 1963, dentro do próprio estádio foi construído um memorial de conquistas, que contém todos os troféus que o Santos conseguiu em toda a sua jornada;

Lá tem espaços que são únicos e exclusivos para grandes jogadoras que fizeram a sua história jogando pelo Santos, como Pelé e o Neymar;

  1. Centro de treinamento rei Pelé: teve a sua inauguração em outubro de 2005 com o propósito de oferecer uma estrutura adequada para os atletas e comissão técnica realizar os trabalhos corporais;
  2. CEPRAF: é um centro para recuperação de atletas que trata lesões e cuida na recuperação dos atletas do time, com uma equipe multiprofissional;

5.CT meninos da vila: é o local onde a revelação de novos talentos é feita;

  1. Chácara Nicolau Moran: foi onde o Santos se reunia, lá eles tinham campo de futebol, cozinha industrial, salões e muitas outras estruturas.
Vila Belmiro
Vila Belmiro

Uniformes e símbolos

 

O uniforme do Santos teve algumas grandes mudanças, algumas até inusitadas. Conhecemos o Santos hoje pelas suas cores características o Branco e o Preto, mas o primeiro uniforme do time era Branco com listras azuis e detalhes em dourado, e só foi utilizado nos três primeiros jogos.

 

O time voltou a usar uniforme azul em 2008 como um terceiro uniforme, e no centenário do clube no ano de 2012 um outro uniforme na cor azul turquesa.

Santos evolução dos simbolos
Santos evolução dos simbolos

 

O Santos também já chegou a utilizar uniforme na cor amarelo, preto e branco. Foi um lançamento da Nike para fazer homenagem à seleção brasileira em 2014 quando jogaram a copa do mundo.

 

O mais inusitado uniforme do santos futebol clube em toda a história foi o que ele usou no campeonato paulista no ano de 1935, em que a camisa tinha um tom avermelhado.

 

Para comemorar o centenário o Santos, foi lançado um uniforme na cor azul turquesa, fazendo referência a herança colonial da cidade de Santos.

 

A mais recente mudança foi o uniforme azul com alguns detalhes em vermelho e branco, criado especialmente para prestar homenagem a Inglaterra.

Santos evolução das camisas
Santos evolução das camisas

 

Já o primeiro escudo do Santos foi criado depois que o time passou a ser alvinegro. Quando precisaram adotar o pseudônimo de União FC mudaram por pouco tempo o seu escudo.

Já o escudo que é utilizado hoje foi criado em 1925 e implantado em 1927

 

Títulos e maiores ídolos do Santos

 

Os títulos conquistados pelo Santos foram:

 

  1. 1. Taça Mundial– 2 títulos 62/63;
  2. 2. Copa libertadores da América– 3 títulos 62/63 e 2011;
  3. Campeonato Brasileiro– 8 títulos 61/62/63/64/65/68/2002 e 2004;
  4. Recopa sul-americana– 1 título 68
  5. Copa conmebol- 1 título 98;
  6. Torneio rio-são Paulo– 5 títulos 59/63/64/66 e 97;
  7. Campeonato Paulista– 19 títulos 35/55/ 56/58/60/61/62/64/65/67/68/69/73/78/84/2006/2007/2010 e 2011;
  8. – 1 título 2010.

 

Já os maiores ídolos que passaram pelo Santos foram:

 

  1. Pelé;
  2. Robinho;
  3. Giovanni;
  4. Coutinho;
  5. Clodoaldo;
  6. Neymar;
  7. Zito;
  8. Serginho;
  9. Gylmar neves;
  10. Carlos Alberto;
  11. Pepe.
Pele e Coutinho ídolos do Santos
Pele e Coutinho ídolos do Santos

 

0 comments on “Santos Futebol Clube: história, ídolos, títulos, símbolos, casmisas e muito mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes