Saturday, 28 November, 2020

Sociedade Esportiva Palmeiras: história, estádio, ídolos, títulos, escudos, símbolos e mais


Escudo do palmeiras Reprodução

O Palmeiras como é popularmente conhecido, é um dos clubes de futebol nascidos na cidade de São Paulo; a sua fundação foi em 26 de agosto 1914.

 

As cores que o clube carregava inicialmente eram verde, branco e o vermelho, mas durante a segunda guerra Mundial o clube foi pressionado pelo governo para mudar as cores e o nome, que passou de “palestra Itália” para “Palmeiras” e as cores apenas para verde e branco.

 

A principal modalidade esportiva do Palmeiras é o futebol, ele é um dos times que tem a maior torcida no país e um dos maiores vencedores.

 

A história do Palmeiras

 

Os títulos de maior importância para o Palmeiras no futebol foram: a copa de libertadores da América no ano de 1999 e a copa Rio no ano de 1951.

 

Com relação a títulos nacionais, o Palmeiras é o clube brasileiro que conquistou a maior quantidade de títulos nacionais. O Palmeiras foi o único time que venceu todas as competições que participou aqui no Brasil, começando pelas competições oficiais da confederação brasileira de desportos e depois a confederação brasileira de futebol.

 

Ao todo o “verdão”, como é chamado pelos torcedores, conquistou 14 conquistas desse tipo, e o destaque maior vai para os títulos que venceu no campeonato Brasileiro tornando o Palmeiras o único recordista.

 

Fora o campeonato Brasileiro, o Palmeiras também venceu muitas outras competições e um exemplo delas é o campeonato Paulista de futebol no qual ele teve 22 conquistas.

 

Um fato curioso sobre o Palmeiras é que em 2005 foi definido na cidade de São Paulo, por lei, que o dia 27 de setembro seria o dia da sociedade esportiva Palmeiras e agora este dia é lembrado todos os anos na capital de São Paulo.

 

O clube foi fundado inicialmente por imigrantes italianos que batizou o time com o nome de “palestra Itália”, e a sua primeira partida foi contra Savóia um time do município de Votorantim, no distrito de Sorocaba.

 

Depois de obter muitas vitórias nos anos 20 e 30 do século 20, o Palmeiras que na época se chamava “palestra Itália” foi obrigado pelo governo governado de Getúlio Vargas a trocar o seu nome.

 

O nome escolhido para troca foi “sociedade esportiva Palmeiras”; o primeiro jogo com novo nome foi no dia 20 de setembro de 1942, onde foi campeão paulista jogando contra o São Paulo no estádio do Pacaembu.

Evolução das camisas do Palmeiras
Evolução das camisas do Palmeiras

 

Nos anos seguintes com ajuda de grandes jogadores, aumentou mais ainda a quantidade de títulos e se firmou como um dos times de maior importância no Brasil.

 

Sede e estrutura do Palmeiras

 

Com passar do tempo o Palmeiras adquiriu vários patrimônios um deles foi:

 

  1. Sua sede social: que tem como localização o mesmo lugar do estádio palestra Itália e a parte social do clube que envolve algumas estruturas como parque aquático, o ginásio e muitos outros;
  2. Estádio: mais um dos patrimônios do Palmeiras é o seu estádio que leva o seu primeiro nome e comercialmente foi chamado de Allianz Arena. Foi lá que foram realizadas muitas partidas com as arquibancadas cheias, com mais de 40 mil pessoas assistindo; foi nesse estádio que a Sociedade Esportiva Palmeiras jogou grande parte dos seus jogos;
  3. Sala de troféus: sendo mais um dos patrimônios do Palmeiras, é lá que o time guarda as suas várias taças dos jogos disputados nos quais a equipe venceu;

Na sala de troféus há também troféus das outras modalidades de esportes do Palmeiras, além de muitas obras de arte e monumentos que fazem homenagem a história de 100 anos que o clube tem especialmente no futebol;

  1. Centro de treinamento: o Palmeiras possui dois centros de treinamentos, sendo que um é localizado na Barra funda e conta com uma estrutura completa para dar conforto e comodidade os jogadores; e o segundo centro é localizado em Guarulhos na grande São Paulo;
  2. Academia store: é uma loja onde o Palmeiras vende vários artigos do time em parceria com uma empresa.
Allianz Parque Palmeiras
Allianz Parque Palmeiras

Conheça também toda a evolução das camisas do Palmeiras, dos símbolos, principais ídolos e títulos do clube.

One comment on “Sociedade Esportiva Palmeiras: história, estádio, ídolos, títulos, escudos, símbolos e mais

[…] também toda a história do Palmeiras e suas sedes, incluindo o estádio do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes