Saturday, 11 July, 2020

São Paulo Futebol Clube a história, sede, ídolos, títulos, escudos, camisas e mais


Escudo do São Paulo

A história do São Paulo começou em 25 de janeiro de 1930 quando o time foi fundado a partir de uma união da associação atlética das Palmeiras e alguns jogadores que eram membros da diretoria do clube atlético paulistano.

 

Por causa das suas conquistas pouco tempo depois de ter sido fundado, ele acabou ficando no topo do futebol local o que é algo extraordinário, mas se pensar melhor até que não é se formos considerar as suas origens.

 

Mas essa felicidade não durou muito tempo, após comprar um imóvel para ser a sua sede eles adquiriram uma dívida que era muito grande para época em que viviam. Com os descontentamentos por conta do rumo que o futebol brasileiro estava tomando foi decidido fazer uma fusão com o clube de regatas Tietê e na fusão o clube de futebol acabou sendo desfeito.

A história do São Paulo

 

A parte administrativa foi então unida ao clube de regatas Tietê que teve os patrimônios físicos do São Paulo incorporados a eles e em troca eles iam quitar as dívidas do time com isso o uniforme, as cores e os símbolos não poderiam ser usados.

 

Foi assim que nasceu o Tietê São Paulo, mas o departamento de futebol foi restabelecido em 4 de junho de 1935 como clube Atlético São Paulo e em dezembro de 1935 São Paulo futebol clube ressurgiu. Devido aos seus tantos contratempos acabou ganhando o título de “clube da fé” pelo jornalista Tomás Mozzoni.

 

Outro título que o São Paulo recebeu foi durante a ditadura de Vargas como “o mais querido”; durante a ditadura era terminantemente proibido utilizar as bandeiras estaduais, mas o São Paulo entrou no estádio Pacaembu na sua inauguração usando as cores do time e o nome.

 

Naquele dia a censura foi driblada e os jornalistas foram a loucura. Aplaudiram o São Paulo de pé pela atitude que tiveram e ganharam mais um título como “o clube mais querido da cidade”.

 

Uniformes e símbolos

 

Durante toda a história do tricolor o São Paulo manteve o mesmo nome, o mesmo escudo, as mesmas cores e até o mesmo uniforme e a bandeira, era da vontade dos fundadores que o São Paulo futebol clube representassem as suas vontades como esportistas e por isso as suas cores não foram alteradas ao longo dos anos.

 

evolução do símbolo do São Paulo
evolução do símbolo do São Paulo

A inspiração para o conjunto de cores veio a partir da União dos dois times que deram vida ao São Paulo futebol clube. O vermelho foi do time CA paulistano e o preto do AA Palmeiras, o branco era de ambos assim então simbolizando a união dos clubes em apenas um, nascendo as cores do time.

 

Já os uniformes têm regras pré-estabelecidas para se produzidos, um exemplo disso é que os patches nas mangas só podem ser utilizados quando eles conquistam algum título de um campeonato ou por um outro motivo especial.

Evolução das camisas do São Paulo Reprodução UOL
Evolução das camisas do São Paulo Reprodução UOL

 

As maiores mudanças no uniforme foram na estrutura do tecido que em 1970 eram produzidas em algodão puro, e em 2000 começaram a ser confeccionados em tecido de capacidade com alta evaporação.

Veja Também: História do São Paulo: títulos, sedes, estruturas e principais ídolos do clube Tri-campeão Mundial

 

 

One comment on “São Paulo Futebol Clube a história, sede, ídolos, títulos, escudos, camisas e mais

[…] Veja também: São Paulo Futebol Clube a história, sede, ídolos, títulos, escudos, camisas e mais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes