Friday, 18 September, 2020

Sport Club Corinthians, o Timão, história, ídolos, títulos, sedes, estrutura e mais


Corinthians escudo 2020

A história do Sport Club Corinthians começa em 1º de setembro de 1910, quando ele foi fundado por um grupo de operários. O time é bastante conhecido como Corinthians, e pelos apelidos que os seus torcedores carinhosamente o chamam como: “Timão e coringa”.

O time é um clube multiesportivo daqui do Brasil, original da cidade de São Paulo. A inspiração para o seu nome veio de um time que fazia excursão pelo Brasil, os seus fundadores decidiram colocar o nome do Corinthian FC de Londres, em seu time. Na época em que eles estavam excursionando por aqui a imprensa se referia ao time de Londres como “Corinthian’s team”.

 

História do Corinthians

 

Mesmo que o Corinthians tenha atuações em outras modalidades no esporte, durante muitos anos a maior parte dos reconhecimentos, bem como as suas conquistas foram alcançadas graças ao futebol.

Entre os clubes do Brasil, o Corinthians se destaca por ser o mais bem-sucedido daqui e também das Américas nos últimos anos.

E não podemos esquecer que o Corinthians é o segundo maior campeão nacional, ele possui 11 conquistas em sua história e só perde para o Palmeiras, seu maior rival.

Uma das grandes conquistas do Corinthians é ter sido campeão Mundial de clubes da FIFA, graças a isso ele é recordista na América do Sul e só é superado a nível Mundial, pelos times Barcelona e Real Madrid.

 

Entre as principais modalidades da história do Corinthians fica em destaque o basquete, que obteve um pouco de sucesso durante as décadas de 50 e 60. Com o time do Corinthians atuando no basquete, eles conseguiram conquistar títulos paulistas, brasileiros e também sul-americanos.

Outra modalidade que possui destaque na história do Corinthians é a natação; através da natação o Corinthians conquistou quatro troféus brasileiros de natação, além de um troféu Maria lenk.

 

Uniformes e símbolos do Corinthians

 

O primeiro uniforme do Corinthians, teve em 1910 a cor bege para homenagear o time inglês do qual foi inspirado. A camisa além de ser bege e possuía alguns detalhes em preto nas mangas e na barra e também na gola.

Foi somente a partir de 1920 que o time começou a utilizar como informe uma camisa branca e um calção preto, e a partir disso se tornou o seu uniforme oficial.

Já em 2010 foi lançado pelo Corinthians para comemorar o centenário do clube, um uniforme que seria usado nas partidas pelos titulares até que o campeonato brasileiro de 2010 chegasse ao fim.

Evolução camisas do Corinthians
Evolução camisas do Corinthians

 

A camisa faz referência ao primeiro uniforme que foi utilizado pelo time lá em 1910, nas cores bege e com o primeiro escudo utilizado pelo time na parte de trás.

Camisa Corinthians 2019
Camisa Corinthians 2019

Muito diferente da camisa, o escudo, foi sofrendo diversas modificações com o passar dos anos, sendo que o primeiro só continha duas letras o C e o P, que foram feitos às pressas para uma partida.

Desde o primeiro escudo em 1913, até a última modificação feita em 1980 que é utilizada até hoje, foram muitas mudanças que o escudo passou até ficar no formato em que conhecemos hoje com a bóia, o par de remos e a âncora.

Evolução dos escudos do Corinthians
Evolução dos escudos do Corinthians

 

Mais: História do Corinthians: sedes e estruturas, maiores ídolos, torcida Fiel e títulos do Timão

 

One comment on “Sport Club Corinthians, o Timão, história, ídolos, títulos, sedes, estrutura e mais

[…] Veja Também: Sport Club Corinthians, o Timão, história, ídolos, títulos, sedes, estrutura e mais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comentários recentes