Breve história do futebol

Breve história do futebol

Fevereiro 9, 2021 0 Por admin

Se bem é possível rastrear o uso de jogos com a bola utilizando os pés nas mais antigas civilizações como a maia, a chinesa, a romana e outras, foi somente na Inglaterra do século XIX que o moderno e característico futebol foi criado tal e como o conhecemos hoje. Nesse momento deram a este esporte as regras e o formato oficial que alavancaria a prática do esporte a um dos esportes mais populares do mundo.

As primeiras regras britânicas que originaram o futebol se caracterizavam por sua pouca organização e extrema violência. Mas também existiam associações que possuíam regras menos violentas e mais organizadas. Existia uma variação do jogo chamado calcio fiorentino, esporte de equipe muito popular na Itália, e que provavelmente teve repercussões nas regras de muitas escolas britânicas. A formação definitiva do futebol teve seu auge durante o século XIX.

Em 1848 representantes de diferentes colégios ingleses se reuniram na Universidade de Cambridge para criar o código de Cambridge,  que iria funcionar como base para a criação da regulamentação do futebol moderno. Logo depois, em 1863 em Londres oficializaram-se as primeiras regras do futebol. Soldados, comerciantes, profissionais, e marinheiros ou homens de negócios ajudaram a difundir o esporte pelo resto de suas colônias e consequentemente pelo restante da Europa e do mundo. O futebol primeiro foi conhecido na Europa e Colônias britânicas.

Daquele primeiro momento fundacional das primeiras regras para o jogo em Cambridge em 1848 até os dias atuais o futebol teve um crescimento constante, até chegar a ser o esporte mais popular do mundo com umas 270 milhões de pessoas envolvidas.

A primeira reunião de ligas de caráter internacional se deu em 1886 com a “International Football Association Board” que ajudaria a possibilitar regras comuns nas competições entre ligas e equipes de países. A FIFA foi fundada em 1904 e o futebol se estendeu até chegar a todos os cantos do mundo. A partir de 1930 começaria a ser disputada a Copa Mundial de Futebol, que iria se transformar no evento esportivo com maior audiência mundial. Hoje, é possível assistir aos jogos das principais ligas de futebol do mundo, e acompanhar os resultados e jogos de futebol online, ou por tv a cabo para deleite e felicidades dos tantos amantes deste esporte tão popular no mundo.

Origens do Futebol No Brasil

No Brasil, o futebol é de longe o esporte mais popular, além de ter muitos dos melhores jogadores e times do mundo e de ser uma das seleções mais respeitadas. O esporte foi introduzido no Brasil por Charles Miller, jovem brasileiro de pais escoceses, que depois de uma viagem à Inglaterra, onde estudou e formou parte das ligas de futebol inglesas, voltou e trouxe com ele a paixão pelo futebol. Embora já tivessem sido fundados clubes e já se jogava futebol nas comunidades inglesas , Miller trouxe com ele livros de regras oficiais do esporte e equipamento e ajudou a difundir e formalizar a prática do esporte em São Paulo. Em 1888 foi fundada a primeira equipe brasileira de futebol, o “São Paulo Athletic Club”. O Corinthians foi o segundo time de futebol formado em terras brasileiras, depois de 1910.