Será que o Flamengo pode conquistar o bicampeonato da Supercopa?

Será que o Flamengo pode conquistar o bicampeonato da Supercopa?

Março 25, 2021 0 Por admin

A longa temporada do Brasileirão Assaí 2020 terminou no mês passado e o Flamengo sagrou-se campeão pela oitava vez na história. Enquanto o campeonato de 2021 não começa até o final de maio, as atenções agora se voltam para a partida da Supercopa do próximo mês – onde o Flamengo enfrenta o campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras.

A competição pode ter uma história curta – a edição do próximo mês marca a quarta vez que a partida é disputada – mas será que as casas de apostas de futebol podem cravar a vitória do Flamengo?

A competição foi disputada pela primeira vez em 1990 – onde uma disputa em ida e volta revelaria o vencedor. O Flamengo não marcou presença naquele jogo, já que o Grêmio venceu o Vasco da Gama por 2 a 0, após o jogo de volta sem gols. Já no ano seguinte, o Flamengo, que havia conquistado a Copa do Brasil, enfrentou o Corinthians, campeão do campeonato de 1990. Infelizmente para o Flamengo, foi o último que venceu por 1×0 naquele dia.

Após um longo hiato e vários torneios não oficiais ocorridos em seu lugar – incluindo uma partida em 1992 entre o campeão da Série A, Flamengo e o campeão da Série B, o Paraná, que o Flamengo venceu por 4 a 3 nos pênaltis – a Supercopa voltou no ano passado. Desta vez, o Flamengo teve mais sucesso e venceu o Athlético Paranaense, por três gols a zero.

Além de a história estar ao seu lado, que disputou três das quatro partidas até o momento, mas também a sorte– quando conquistou o título da Série A, o Flamengo conquistou também a Supercopa.

E apesar de perder por pouco para o São Paulo no último jogo da temporada do Brasileirão, o Flamengo fez uma boa sequência de seis partidas sem derrota – e conquistou o título. Agora disputam o campeonato estadual, o Campeonato Carioca – e estão invictos até o momento. É um torneio que o Flamengo já venceu 36 vezes, terminando como vice-campeão mais 31 vezes.

Os gols certamente não foram um problema para o clube nas últimas temporadas. Eles tiveram o melhor ataque da última temporada, somando dois dos dez maiores goleadores do campeonato, apesar de não terem conquistado a Artilharia – com Gabigol marcando 14 vezes e Pedro marcando 13 gols. Foi a mesma história em 2019, já que foram vencedores da Série A. Único time a marcar mais de 80 gols (86), com Gabigol garantindo a Artilharia com 25, pode-se dizer que é verdade que gols ganham seus jogos.

Mas qual ameaça o Palmeiras representa? Apesar de vencer a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, O Verdão terminou em decepcionante sétimo lugar na tabela da Série A. Imprensado entre a Supercopa, que acontecerá no dia 12 de abril, embora a hora e o local ainda não tenham sido anunciados, o Palmeiras deve enfrentar os argentinos Defensa y Justicia na Recopa Sul-americana – com a ida disputada na Argentina. Na temporada de 2020, depois de empatar em setembro, o Flamengo venceu por 2 a 0 no jogo de volta no final de janeiro – momento em que ficou em segundo lugar no campeonato.

Vai ser uma grande partida contra dois dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil nos últimos anos. Mas dada ao seu recente desempenho e domínio na Série A, bem como o talento para marcar gols que possui, o Flamengo vai tentar fazer história e se tornar o clube de maior sucesso na curta história da Supercopa.