O Atlético-MG já pode ser declarado Campeão Brasileiro de 2021?

O Atlético-MG já pode ser declarado Campeão Brasileiro de 2021?

Novembro 10, 2021 0 Por admin

O Galo de Minas Gerais faz uma ótima campanha no Brasileirão desse ano e, no momento, com apenas 5 derrotas nas mais de 30 rodadas disputadas, tem grandes chances de ser campeão antecipado.

Claro que ainda não é possível afirmar com certeza de que o Atlético-MG será o grande vencedor desse Campeonato Brasileiro de 2021, mas se conseguir manter a constância apresentada até agora, no final desse ano poderá terminar com a fila de 50 anos sem ser campeão nacional. 

O Galo já garantiu seu lugar para disputar as finais da Copa do Brasil, que serão jogadas nos dias 12 e 15 de dezembro contra o Athletico-PR, e agora o objetivo a ser cumprido será o de colocar as duas mãos no troféu do Brasileirão. O técnico Cuca vem fazendo um excelente trabalho e cumprindo as expectativas da torcida. 

O futebol é um reflexo da sociedade, e é possível afirmar que a competição é onipresente em diversos campos da vida. A posição ocupada na sociedade depende diretamente dos nossos sucessos e fracassos e isso gera um tremendo impacto para um clube de futebol e seus torcedores em um país como o Brasil. Não há nada de errado com os sentimentos positivos de orgulho associados às realizações atléticas, mas é preciso saber a hora certa de comemorar. 

Alguns jornalistas esportivos, como Abel Neto, Juca Kfouri e Chico Pinheiro, acreditam e cravam o título do time mineiro, em uma das suas melhores campanhas da história. A diretoria e os patrocinadores não escondem o entusiasmo, mas sabem da necessidade de conter a euforia e não comemorar antes da hora. 

Com títulos tão esperados em jogo, os jogadores estão motivados e tendem a trabalhar mais e mais arduamente para alcançar o objetivo. O desejo de ser campeão atinge o grupo de forma positiva; no entanto, pensar na vitória antecipada pode levar os indivíduos a relaxar antes da hora. 

Elenco

Com grande destaque para os atacantes Hulk e Diego Costa, com o primeiro sendo o artilheiro da Copa do Brasil e vice do Brasileirão até o momento, o Atlético-MG conta com um elenco invejável e salários astronômicos para o padrão do futebol brasileiro, apenas comparado com jogadores do Flamengo e Palmeiras. Jogadores como Guilherme Arana, Nathan Silva, Tchê Tchê, Keno e Vargas fazem desse elenco um grande candidato a mais títulos nos próximos anos. 

O Atlético-MG não deu chance aos azarões e confirmou-se como grande favorito também no mercado de apostas futebol brasileiro. Nas cotações para campeão, o Galo lidera com folga entre as diversas opções disponíveis no mercado. Mas é preciso conhecer o ditado: “Nunca cante vitória antes da hora. Em uma corrida, o vencedor não é aquele está em 1º durante a maioria do percurso, e sim aquele que cruza a linha de chegada antes de todos.”

O Galo mineiro ainda precisa de algumas vitórias para garantir a classificação matemática e não precisar mais depender de nenhum resultado para ser campeão. Assim, ninguém mais poderá duvidar da qualidade técnica e capacidade do elenco, que recebeu diversas críticas por ser eliminado da Copa Libertadores da América e não chegar à grande decisão do torneio.

Para melhorar ainda mais a situação atual do Atlético, o grande rival em Minas Gerais, Cruzeiro, foi o único time grande de todo o Brasil a ficar por mais de 2 anos consecutivos na 2ª Divisão do futebol nacional e lá estará outra vez no próximo ano. A permanência na Série B do rival é um mais um motivo para os torcedores do Galo celebrarem. 

Comparações e exemplos europeus

O Paris Saint-Germain é a equipe que já conquistou um campeonato com mais datas de antecedência nas cinco maiores ligas da Europa. Aconteceu na temporada de 2015/2016 quando estava a 25 pontos do Mônaco e se tornou inatingível com 8 jogos de antecedência. O Bayern de Munique nos anos 2013/2014, liderados por Pep Guardiola, também somou 25 pontos à frente do Borussia Dortmund com sete jogos para o final.