Vasco tem mais vitórias do que derrotas contra rivais do Rio na Copa do Brasil

Vasco tem mais vitórias do que derrotas contra rivais do Rio na Copa do Brasil

março 5, 2025 Off Por admin

Pela segunda fase da Copa do Brasil, o Vasco enfrenta o Nova Iguaçu nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos. Essa é a oitava vez na história que a equipe encontra um rival estadual no torneio: mesmo com alguns tropeços, o clube de São Januário tem saldo positivo com quatro vitórias e três eliminações.

Porém, além de sofrer com uma longa sequência de empates, o Vasco nunca conseguiu vencer um clube carioca com mais de um gol de vantagem na competição. Relembre:

2000: Vasco ressuscitador

Em 2000, o Vasco encontrou o Fluminense nas oitavas de final. O time de São Januário era considerado favorito por ter parte de um dos elencos mais vitoriosos da história, como Edmundo, Juninho Pernambucano e Pedrinho. Enquanto isso, o tricolor retornava à elite após disputar a Série C no ano anterior.

No jogo de ida, os clubes empataram em 1 a 1 no Maracanã, e na volta o Vasco contava com o apoio da torcida para avançar de fase. Porém, o Fluminense abriu 2 a 0 com gols de Magno Alves e Agnaldo. Com quatro expulsões, duas para cada lado, Edmundo se destacou e empatou a partida. Mas o resultado agregado de 3 a 3 não foi o suficiente para impedir a eliminação em São Januário, e o Flu avançou para as quartas de final pela vantagem de gols fora de casa.

Após a eliminação, o técnico Abel Braga pediu demissão do Vasco, acontecimento “celebrado” por Eurico Miranda. O então vice-presidente de futebol também criticou a qualidade e o comportamento dos jogadores do Fluminense em campo.

– Eu só tinha conhecido um que tinha ressurgido dos mortos. E foi Jesus Cristo. E, agora eu vi que o Vasco também tem essa capacidade de ressuscitador. Ressuscitou mais um – disse o dirigente.

Em 2000, Fluminense elimina Vasco da Copa do Brasil, mas Eurico Miranda ironiza o Tricolor

2006: Sequência carioca

Em 2006, o Vasco enfrentou três clubes cariocas. Nas quartas de finais, o adversário foi o Volta Redonda, sobre o qual conseguiu uma vitória de virada por 2 a 1 em São Januário após um empate sem gols no primeiro confronto.

Nas semifinais, voltou a encarar o Fluminense. As duas equipes vinham de um período sem derrotas: o Vasco estava a 11 jogos sem perder e o Flu com 14 de invencibilidade. Dentro do Maracanã, o Cruz-maltino venceu por 1 a 0 com gol de Edílson. Já em São Januário, o time da casa só precisou segurar o empate em 1 a 1 para garantir a vaga pra final.

No último desafio, no entanto, não deu para o Vasco. O time comandado por Renato Gaúcho enfrentou o Flamengo e saiu derrotado nos dois jogos do Maracanã. A partida decisiva foi marcada pelo empurrão do técnico em Valdir Papel após a expulsão com apenas 16 minutos em campo.

2015: A revanche

Depois de ter perdido o título em 2006, foi a vez de o Vasco eliminar o arquirrival Flamengo nas oitavas de final de 2015. Em uma partida recheada de faltas, o time do técnico estreante Jorginho venceu com gol de Jorge Henrique e abriu vantagem no jogo de ida.

Na segunda partida, o início foi dramático para o Cruz-maltino que sofreu um gol contra de Madson com apenas cinco minutos. Somente aos 37 do segundo tempo, o Vasco conseguiu deixar tudo igual com um gol de cabeça de Rafael Silva, que tinha acabado de sair do banco de reservas. O resultado foi o suficiente para o time avançar às quartas de final.

2020: Embaraço alvinegro

Na edição de 2020, o Vasco encarou o Botafogo pela quarta fase da Copa do Brasil. A primeira partida foi equilibrada, mas o Alvinegro conseguiu sair na frente com um gol de cabeça de Matheus Babi no segundo tempo. Resultado suficiente para o rival garantir a classificação com um 0 a 0 em São Januário.

2021: Último encontro com carioca

O Boavista foi o sétimo adversário estadual a jogar contra o Vasco na competição. Em partidas válidas pela terceira fase, o Gigante fez um primeiro jogo ruim, mas venceu por 1 a 0 com gol de Sarrafiore. Na segunda partida, em São Januário, o time saiu atrás, mas igualou o placar com Germán Cano e se classificou para as oitavas de final.

Veja a lista dos confrontos:

  • 2000: Fluminense 1 x 1 Vasco/ Vasco 2 x 2 Fluminense (oitavas de finais) – Fluminense classificado
  • 2006: Volta Redonda 0 x 0 Vasco/ Vasco 2 x 1 Volta Redonda (quartas de finais) – Vasco classificado
  • 2006: Fluminense 0 x 1 Vasco/ Vasco 1 x 1 Fluminense (semifinal) – Vasco classificado
  • 2006: Flamengo 2 x 0 Vasco/ Vasco 0 x 1 Flamengo (final) – Flamengo campeão
  • 2015: Vasco 1 x 0 Flamengo/ Flamengo 1 x 1 Vasco (oitavas de finais) – Vasco classificado
  • 2020: Botafogo 1 x 0 Vasco / Vasco 0 x 0 Botafogo (quarta fase) – Botafogo classificado
  • 2021: Boavista 0 x 1 Vasco / Vasco 1 x 1 Boavista (terceira fase) – Vasco classificado

Velhos conhecidos

Pelo Campeonato Carioca, Vasco e Nova Iguaçu já se enfrentaram 16 vezes. A soberania é do time de São Januário com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. No confronto mais recente, na primeira fase do estadual deste ano, os times empataram em 1 a 1. Mas em mata-mata, a última lembrança vascaína é amarga, o time foi eliminado nas semifinais de 2024 com o placar agregado de 2 a 1 para a Laranja Mecânica da Baixada.

Fonte: ge