Vasco segue em 6º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros

Vasco segue em 6º lugar no ranking digital dos clubes brasileiros

março 9, 2025 Off Por admin

Na edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 9,1 milhões de novos seguidores durante o mês de fevereiro, e os cinco clubes que mais se destacaram foram: Santos (7,6 milhões de inscrições), Flamengo (486 mil), Corinthians (331 mil), Santa Cruz (51 mil) e Sport (49 mil). Juntos, foram responsáveis por 8,5 milhões de inscrições, ou 94% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Santos vive um momento histórico e de grande ascensão digital. Graças à repercussão sobre o retorno de Neymar Jr., o “Peixe” conquistou 7,6 milhões de novos seguidores apenas em fevereiro e alcançou o maior resultado mensal já registrado por um clube de futebol brasileiro nas redes sociais desde o início do levantamento do IBOPE Repucom, em 2016.

Com o desempenho de fevereiro, o clube santista alcançou resultados inéditos como: bateu a marca de 23 milhões de inscritos (uma evolução de quase 50% em toda sua base digital somente no último mês), ultrapassou o São Paulo e o Palmeiras e assumiu a terceira posição do ranking geral nacional, além de abrir vantagem de 220 mil seguidores para o então quarto colocado, Palmeiras. O ganho de posições entre os 5 primeiros clubes do Ranking tem sido um movimento raro na última década, e subir duas posições entre os cinco maiores clubes é inédito, o que torna o feito do Santos ainda mais relevante.

Do total de novas inscrições do clube no último mês (7,6 milhões), 47%, ou 3,6 milhões tiveram origem no perfil oficial do clube no TikTok, plataforma onde o Santos liderou o crescimento de fevereiro, atingiu a marca de 6,2 milhões de seguidores e agora detém do segundo maior perfil entre os 50 clubes na plataforma. O Santos também esteve à frente no ganho de seguidores no Instagram (+2,7 milhões), Facebook (+1,1 milhão), YouTube (+150 mil) e “X” (+37 mil).

O Flamengo, campeão da Supercopa no início de fevereiro e da Taça Guanabara, registrou o segundo maior ganho do último mês ao somar 486 mil novos inscritos em suas redes oficiais. O destaque do “Rubro-Negro” foi no TikTok ao acumular 300 mil novos seguidores. No Instagram, o clube somou 153 mil novas adesões; no “X,” 22 mil; e no YouTube, 10 mil. Estes ganhos colaboraram para que o “Fla” alcançasse a marca de 11 milhões de inscrições no “X” e 9 milhões no TikTok.

O Corinthians, semifinalista do Campeonato Paulista, figurou no terceiro lugar entre os maiores crescimentos do mês. Foram mais de 330 mil novas inscrições no combinado de suas contas, com destaque para o Instagram, que concentrou cerca de 60% de todo o desempenho corintiano em fevereiro. O clube está a cerca de 300 mil inscritos para bater a marca de 40 milhões de inscrições no combinado de suas redes.

Santa Cruz e Sport, que disputam a semifinal do Campeonato Pernambucano, completaram o TOP 5 dos maiores ganhos do mês ao registrarem cerca de 50 mil novos seguidores cada.

O Red Bull Bragantino atingiu a marca de 2 milhões de inscrições na somatória de seus perfis oficiais, ao todo o clube arrecadou 45 mil novos seguidores no último mês.

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país

Fechamento da coleta dos dados foi realizado às 12h de 31/01/2025.

Fonte: Ibope Repucom