
Samir Xaud vai presidir a CBF. Oposição não tem como reagir!
maio 23, 2025Por FI
Por SÉRGIO CARVALHO
São Paulo, SP, 23 (AFI) – Tudo bem que o incompetente Ednaldo Rodrigues não tinha nenhuma qualidade para presidir a CBF. Mas colocar em seu lugar, um desconhecido como Samir Xaud, futuro presidente da Federação Roraimense de Futebol, é demais para a minha cabeça.
Afinal, quem é esse cidadão? O que ele sabe sobre futebol? Que qualidade tem para dirigir a entidade que administra o futebol brasileiro? O grupo que apoia e escolheu seu nome para ocupar esse importante cargo, não explica nada e nem quer saber se Xaud pode ou não dirigir bem a CBF.
A verdade é que os presidentes de 25 Federações de Futebol e mais 10 clubes das série A e B, deram seu respaldo para que esse “intruso” entre na CBF e, o que é pior, sem que a Oposição tenha qualquer chance de lançar outro candidato.
Foi tudo resolvido por telefone e sem direito a divulgação pela imprensa. Só quando já estava tudo resolvido, aqueles que lançaram esse candidato vieram à público para dizer que ele foi o escolhido para ser o novo presidente da CBF em eleição que será realizada no próximo dia 25, domingo, na sede da entidade. O resto é resto.
AÇÃO NOS BASTIDORES
Para que vocês entendam todo esse processo, vou dissecar o assunto aqui nesse texto. Quando Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência dias atrás, esse grupo já se uniu, escolheu Samir Xaud como candidato à presidência e até já programou o dia da eleição, sem dar tempo a qualquer reação da oposição.
Assim, como candidato único, Xaud não tem como perder essa eleição. Ele será mesmo, a partir de domingo, o novo presidente da CBF. Ficaram de fora desse movimento, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF e o presidente da Federação Matogrossense de Futebol.
Ainda como informação. Samir Xaud é médico e, há pouco tempo, foi eleito à presidência da Federação Roraimense de Futebol para assumir o cargo em 2027. Esse cargo ainda é de seu pai, Zeca Xaud, por quarenta anos na dinastia da entidade.
JÁ RECEBE ANCELOTTI
Samir já disse que vai deixar a entidade que dirige para dedicar-se totalmente à CBF. Ele assume o cargo já neste domingo. Debaixo de várias denúncias lá no seu Estado.
Na segunda, recebe o novo técnico da Seleção, Carlo Ancelotti, que tem sua total aprovação para continuar no cargo. Ou seja. Na seleção, não muda nada. Muda só o presidente e a nova diretoria da CBF. Ednaldo, o ex-presidente, desistiu do cargo oficialmente na última segunda-feira.
CLUBES CONTRA
Assim que o nome de Samir Xaud foi divulgado como futuro presidente da CBF, 32 clubes do Brasil, das Séries A e B, se uniram e fizeram um duro manifesto.
Exigem que o novo presidente da CBF mude o estatuto da entidade à curto prazo, atendendo os seguintes pedidos:
1- que a nova gestão seja transparente e faça uma completa modernização na forma de administrar a CBF.
2 – querem que os votos dos clubes das duas principais séries do futebol brasileiro passem a ter o mesmo peso dos votos das Federações (3 pontos).
3- exigem participação em todas as Assembleias Gerais da entidade.
4 – querem a criação de uma Liga comandada pelos clubes, que passará a cuidar dos principais campeonatos organizados pela entidade.
5 – querem também a profissionalização da arbitragem.
6 – querem ainda conhecer, antes que seja aprovado, o calendário do futebol do Brasil de 2026 até 2030.
E encerram com a frase: “sem clube não existe futebol”.
Ou seja. Ou Samir Xaud avaliza esta proposta, ou os clubes, mais unidos do que nunca, vão boicotá-lo até achar uma maneira de derrubá-lo. Unidos, esses clubes podem até parar os principais campeonatos organizados pela CBF. Vai ser uma bela briga. Aposto nos clubes.