Pinheiros conquista 13 medalhas no Paulista de Esgrima, quatro de ouro, já pensando no Brasileiro

Pinheiros conquista 13 medalhas no Paulista de Esgrima, quatro de ouro, já pensando no Brasileiro

junho 2, 2025 Off Por admin





 

Campeonato será disputado no Paulistano, de 12 a 16 deste mês

 

O Campeonato Brasileiro de Esgrima é sem dúvida alguma a maior competição da modalidade no País. Neste ano, o campeonato irá acontecer no ginásio Antônio Prado Júnior do Club Athletico Paulistano, em São Paulo, de 12 a 16 de junho. Em torno de 240 atletas estarão participando, sendo 44 do Esporte Clube Pinheiros. Pensando nisso, os atletas do Azul e Preto estiveram participando do Campeonato Paulista Adulto no último final de semana. E foram muito bem na preparação para o Nacional.

A disputa do Brasileiro de Esgrima geralmente tem três Clubes brigando pelo maior número de medalhas. Um deles é o Pinheiros, juntamente com o Paulistano, clube que será sede e também o Grêmio Náutico União-RS. “Vai ser um campeonato muito disputado e bonito”, afirma o vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Maurício Vianna, que recentemente foi eleito ao lado do presidente da entidade, Arno Schneider.

No Paulista do fim de semana, o Azul e Preto esteve em cinco finais, com quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. No sabre, dois ouros com os irmãos Luana e Bruno Pekerman que fez a final com Ana Beatriz Fraga, ganhando por 15-7. No masculino, outra final pinheirense, com Bruno Pekelman derrotando o experiente Enrico Pizzi por 15-12, em jogo muito disputado. Joaquim Peluso ficou com o bronze, sendo que na semifinal travou uma batalha com Enrico Pezzi: 15-13 para Pezzi.

Outra disputada interessante foi na espada masculino, com o campeão Richard Grunhauser – venceu a final por 15-10 de Pedro Louzada – fazendo um jogo histórico na semifinal contra o também pinheirense Nicolas Ferreira, com Richard vencendo por 1 ponto: 15-14.

Marcela Silva (à esquerda), medalha de prata. Foto – Gabriella Garbim/ECP

Marcela Silva foi superada na final da espada pela esgrimista Laura Correia, CA Paulistano, em uma final bem disputada, mas com a pinheirense sendo derrotada no final por 15-10, ficando com a medalha de prata.

Florete masculino teve três pinheirenses no pódio: com ouro para Lorenzo Mion (ouro), André Mura (prata à esquerda) e Guilherme Vianna (bronze à direita). Foto – Gabriella Garbim/ECP Ouro – Lorenzo Mion Prata – André Mura Bronze – Guilherme Vianna

Quem também levantou o título foi Lorenzo Mion, no sabre, em uma categoria que teve três dos quatro semifinalistas do Azul e Preto. Mion eliminou Guilherme Vianna, também do Pinheiros, enquanto que André Mura chegou na final passando por Ricardo Pacheco (CAP), por 15-14. Na final, deu Mion por 15-5 diante de André Mura.

Domínio Pekelman no sabre – Os irmãos Pekelman dominaram no sabre. Na final feminino, Luana Pekelman enfrentou a companheira de Clube, Ana Beatriz Fraga e sobrou experiência: 15-7. Outra final pinheirense aconteceu no sabre masculino, com Bruno Pekelman, enfrentando Enrico Pezzi. E foi um jogão, decidido nos detalhes a favor de Pekelman por 15-12.

Classificação dos pinheirenses

 

Florete Feminino – sábado (31)

Bronze – Valentina Basso

Bronze – Wu Yuki

Sexto – Júlia Grahl

Sétimo – Manuela Tapajos

Oitavo – Júlia Aoki

Espada Masculino – sábado (31)

Ouro – Richard Grunhauser

Bronze – Nicolas Ferreira´

Sétimo – Bernardo Bicalho

Nono – Matheus Brandt

10º –  – Eduardo Gonçalves

13º – Gabriel Júlio

17º – Maurício Pellegrino

21º – Daniel Medeiros

24º – Guilherme Maluf

 

Sabre masculino – sábado (31)

Ouro – Bruno Pekelman

Prata – Enrico Pezzi

Bronze –  Joaquim Peluso

Sexto – Gabriel Vasques

Sétimo – Rafael Sauan

25º – Fernando Carvalho

 

Sabre feminino – domingo (1)

Ouro – Luana Pekelman

Prata – Ana Beatriz Fraga

Sétimo – Maria Peluso

13º – Patrícia Sauan

19º – Fabiana Maluf

 

Florete masculino – domingo (1)

Ouro  – Lorenzo Mion

Prata – André Mura

Bronze – Guilherme Vianna

Quinto – Luiz Foschini

Oitavo  – Henrique Lucci

10º – Gustavo Bueno

Espada feminino   domingo (1)

Prata  – Marcela Silva

Sexto – Naomi Ikuno

14º – Pietra Brazolin

15º – Ana Beatriz Cavalieri

23º – Maria Rita Camargo

31º – Antonella Dinucci