
No retorno de Sloan, Pinheiros ganha a quarta seguida pelo Paulista de Basquete
setembro 7, 2025
Americano foi um dos destaques ao lado de Cauã, Gregate, Meili e Afonso
Contando com o retorno do armador americano David Sloan, a equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros conquistou neste sábado (6) sua quarta vitória seguida no Campeonato Paulista da Divisão Especial. Jogando em Mogi das Cruzes – o ginásio de Osasco está em reforma – derrotou o Basket Osasco por 88 a 81 (43 a 45). Foi a quinta vitória do time pinheirense que segue na sexta colocação no realinhamento do campeonato, agora com cinco vitórias e uma derrota.
Na sequência da segunda fase do Paulista, chamada fase de realinhamento, o Pinheiros jogará na próxima terça-feira (9), às 19 horas, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba, contra a Liga Sorocabana.
Sloan, que retornou na semana passada dos EUA, jogou quase 24 minutos, marcou 14 pontos, deu sete assistências e pegou quatro rebotes, sendo um dos destaques da equipe, ao lado de Cauã Pacheco (15 pontos, 2 rebotes e 2 assistências), Felipe Gregate (16 pontos, 9 rebotes e 7 assistênias) e Vitor Meili (14 pontos e 3 rebotes).
Também jogaram: Agapy Santos (2 rebotes e 1 assistência). Bryan Boff (5 rebotes), Antthony Gabriel (2 pontos), Afonso Pacheco (12 pontos e 9 rebotes), Lucca Boracina e Artur Bueris. O Pinheiros pegou 10 rebotes a mais que Osasco: 43 a 33. O time de Osasco teve como destaque ofensivo Matheus Webber, com 23 pontos.
Ainda em Mogi, o técnico Bruno Porto fez uma análise da vitória e do comportamento da equipe em quadra. “Foi um jogo, muito fisico e sabíamos que seria dificil. Entramos um pouco desligados, com erros defensivos no primeiro tempo, não fazendo o que é nossa identidade. Não tivemos postura de time nos ultimos jogos quando fizemos adversários fazer de 65 pontos, mas no segundo tempo melhorou essaa postura no terceiro período, principalmente e houve uma mudança de chave quando fizemos nosso jogo e a vitória e vantagem foi no terceiro período. O exemplo foi isso”.
Primeiro período – Usando o ala Vitor Meili e o ala/pivô Bryan Boff, como titulares, o Pinheiros começou a partida com Cauã Pacheco, Felipe Gregate e Agapy, mas com menos de sete minutos, o técnico Bruno Porto fez o retorno do americano David Slon, ele que ainda não havia jogado no Paulista. Com muitos empates, o time de Osasco fez 24 a 23 para encerrar o período na frente.
Segundo período – Com um começo ruim, sendo envolvido pelo jogo do adversário, o Pinheiros ficou nove pontos atrás do marcador – 36 a 45, obrigando o técnico Bruno Porto a pedir tempo para ajustar a equipe em quadra. E mesmo reagindo, não conseguiu passar à frente do marcador. Sofreu outra parcial negativa de 23 a 20 e o fim do primeiro tempo de jogo: 43 a 45.
Terceiro período – Com um excelente período, fazendo uma parcial de 27 a 13, a equipe do Pinheiros dominou o jogo. Abriu sua maior vantagem no jogo ao fazer 70 a 58. Foi com uma ótima vantagem para o período seguinte, com a parcial de 27 a 13.
Quarto período – Não começando bem o período e sem envolvido pela reação do adversário, o Pinheiros viu a diferença abaixar para seis pontos (76 a 70), com uma parcial de 12 a 6. Isso obrigou o técnico Bruno Porto a pedir tempo. Melhorando a parcial de 18 a 19 e uma diferença de 11 pontos (88 a 77), faltando 2:31.
Segunda fase de classificação
Dia 9/9 – terça-feira, 19 horas
Liga Sorocabana x EC Pinheiros
Ginásio Gualberto Moreira – Sorocaba
Dia 11/9 – quinta-feira, 20 horas
Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim – SP
EC Pinheiros x Rio Claro
Dia 14/9 – sábado, 19h30
Ginásio Antônio Prado Júnior – SP
CA Paulistano x EC Pinheiros
Dia 18/9 – quinta-feira, 20 horas
Ginásio Nélson Rugger – Araras
Mandic/Limeira x EC Pinheiros
Resultado da 2ª fase
Basket Osasco 81×88 EC Pinheiros