Esporte Clube Pinheiros participa da primeira regata do século XXI no Rio Tietê

Esporte Clube Pinheiros participa da primeira regata do século XXI no Rio Tietê

setembro 20, 2025 Off Por admin





Equipe de Canoagem foi representada no evento simbólico-social 

 

Um dia histórico para a cidade de São Paulo e para o Esporte Clube Pinheiros. Neste sábado, 20 de setembro, foi realizado no Rio Tietê, na altura da Barragem da Penha, a primeira regata de canoagem do século XXI no local. O Pinheiros esteve representado pelo diretor do departamento de Remo e Canoagem, Ricardo Rojas, e o treinador da equipe, Olavo Soares. O evento foi promovido pela SOS Mata Atlântica, SP Águas, e contou com o apoio da Federação Paulista de Canoagem.

 

A regata também teve o caráter símbolo-social, já que hoje também é celebrado o Dia Mundial da Limpeza, e um dos objetivos foi o de mobilização em prol do saneamento, de resgate dos usos náuticos do Rio na Capital, e de vivência da remada cidadã.

Esq. Olavo Soares e Ricardo Rojas. Foto: Divulgação/ECP

Rojas contou sua experiência de remar no Rio. “É muito bacana poder estar numa regata desta, no Rio Tietê, que hoje sofre com a poluição. Foi uma experiência muito diferente ter que remar todo paramentado, bem diferente do que temos que fazer nas regatas tradicionais. Isso é o que causa mais estranheza e dificuldade na remada. Entretanto, é muito gratificante estar nesse evento, que talvez seja o primeiro de muitos que virão”, relatou.

 

O treinador Olavo Soares, por sua vez, abordou o caráter símbolico-social do evento. “ É bem importante enfatizar a importância do Rio, ainda mais com essa Regata que não acontecia há 70 anos, isso nos traz esperanças que as futuras competições também possam acontecer aqui”, destacou.

 

História – Remo do Pinheiros e o Rio Tietê

A seção náutica do Sport Club Germania começou a funcionar na velha Ponte Grande, no Rio Tietê, em 1916. Nesse local foi construído um barracão para os barcos a remo e rústicos de pesca. Quando o clube comprou o terreno às margens do Rio Pinheiros, houve uma grande excursão náutica, com barcos descendo o Rio Tietê e subindo o Rio Pinheiros. A primeira obra do novo endereço foi motivada pelo remo: a casa de barcos inaugurada em 1922. Os barcos de corrida eram fabricados no próprio Clube.

 

Em 1936, o Germania se uniu ao Esperia, Tietê, Piracicaba, Sírio e Carioba para criar a Federação Paulista de Remo.

Remo no rio Tietê. Foto: Arquivo Centro Pró Memória Hans Nobiling

Dois anos após, em uma reunião realizada em Santos, treze clubes, inclusive o Sport Club Germania, votaram pela unificação das duas entidades, que recebeu o nome de Federação de Remo de São Paulo, com sede na capital.

 

Nos anos de 1940 a retificação do Rio Pinheiros levou a seção a ser encerrada até sua reabertura mais de meio século depois, em 2004, com a instalação de um barracão às margens da raia Olímpica da USP.

 

As primeiras participações Olímpicas aconteceram nas paraolimpíadas de 2012 com Claudia Santos e Jairo Natanael Klug. Em 2016, o Pinheiros contou com a participação de Vanessa Cozzi no Remo Olímpico, do técnico Alexandre Nunes Martins e de Claudia Santos no remo paralímpico. Nos Jogos Paralímpicos de 2020 e 2024 tivemos novamente a participação de Claudia dos Santos (Remo Paralímpico / categoria PR1) e Jairo Klug (Remo Paralímp

ico /Duplas Mistas).