
Fora da final do Paulista de Basquete, Pinheiros pensa na Liga Nacional
outubro 2, 2025
Cauã Pacheco, CJ Penha e Gregate foram os destaques em Mogi
A partir desta sexta-feira (3), o basquete do Esporte Clube Pinheiros estará voltado para a Liga Nacional (NBB 2025/26). E com cara nova no comando. O técnico Gustavo De Conti, o Gustavinho, assumirá oficialmente a equipe em lugar de Vitor Galvani, após a última partida pelo Campeonato Paulista, nesta quinta-feira (2), em Mogi das Cruzes.
Gustavinho tem planos para o jovem elenco pinheirense. Há dias vem fazendo observações, inclusive participou no banco do jogo contra Mogi pelo Campeonato Paulista. Sem muito tempo para treinar, pretende mexer o mínimo possível na estrutura tática deixada por Galvani.
O experiente ala Betinho Duarte, ala, de 36 anos, já iniciou os treinamentos e está pronto para a estreia, dia 18 de outubro, 18 horas, contra o Rio Claro, em Rio Claro. Além do reforço, o técnico Gustavinho De Conti passará a contar com mais dois jogadores que estavam contundidos: o pivô Agapy Santos, o rei dos rebotes e o ala Yan Djalo.
Eliminado – Mesmo fazendo uma grande partida até os últimos segundos, a equipe do Esporte Clube Pinheiros foi eliminada do Campeonato Paulista da Divisão Especial. Jogando na noite desta quinta-feira (2), no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, foi superado pelo time da casa, por 98 a 87, na primeira prorrogação, após empate em 85 a 85 (36 a 42).
Desfalcado de jogadores importantes, como o pivô Agapy Santos e o ala Yan Djalo, o jovem time pinheirense sentiu o jogo decisivo, principalmente no segundo tempo, quando não soube segurar a vantagem que tinha nos últimos segundos. Levou uma cesta de três pontos no último segundo – que empatou a partida em 85 a 85 – e não soube levantar a cabeça na prorrogação: 98 a 87, levando uma parcial de 13 a 2 no tempo extra.
Cauã Pacheco, com 21 pontos, sete assistências e três rebotes, mais CJ Penha (16 pontos, 7 rebotes e 1 assistência) e Gregate (14 pontos, 7 assistências e 5 rebotes), foram os destaques do Pinheiros. Felipe Ruivo e Paulo Lourenço, com 19 pontos cada foram os cestinhas do time de Mogi.
FASE SEMIFINAL
Jogo 1 – EC Pinheiros 57×75 Mogi Basquete
Jogo 2 – Mogi 98×87 EC Pinheiros
Imagem destacada: Afonso Pacheco. Foto – Willian Oliveira