Um dia de glória para Brenda e Capella. E para a ginástica artística do Pinheiros

Um dia de glória para Brenda e Capella. E para a ginástica artística do Pinheiros

outubro 12, 2025 Off Por admin





Os dois ginastas do Azul e Preto ganharam nove das 19 que o Clube conquistou no CBI Juvenil

 

Foram 19 medalhas, sendo quatro de ouro, 9 de prata e seis de bronze. Tiago Capella, com duas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze e Brenda Faria, com 2 de ouro e 2 de prata, foram os maiores medalhistas do Esporte Clube Pinheiros no último dia do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística, encerrado nesse domingo (12) no Poliesportivo Henrique Villaboim. E muitos deles garantiram vaga nas próximas seleções brasileiras da categoria. A competição serviu para selecionar os melhores. A Confederação Brasileira de Ginástica Artística deverá convocar os atletas para o próximo Campeonato Mundial Juvenil.

Durante exatamente uma semana, o Pinheiros virou a Capital da ginástica artística, com gerações do pré-infantil ao juvenil, desfilando em todos os aparelhos montados no ginásio do Clube.

Depois do vice-campeonato por equipes no sábado, com Capella e Brenda sagrando-se campeões no individual geral, a disputa individual por aparelhos era mais que esperado. E foi ótimo. Torcida, resultados, animação e, por fim, a alegria da premiação, contando com a presença do presidente do Esporte Clube Pinheiros, a diretora Letícia Calabresi e o diretor adjunto da GA, Marcus Silva.

As equipes da ginástica artística do Esporte Clube Pinheiros, com medalhas e troféus. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

CAPELLA, RECORDE DE MEDALHAS

O maior medalhista do juvenil masculino, Tiago Capella, não tinha o que reclamar, mas sim comemorar. Além de carregar o troféu de campeão individual, colocou as cinco medalhas no peito, medalhando em cinco de seis aparelhos “O campeonato foi quase perfeito. Perfeito se eu levasse tudo de ouro, mas fiz uma boa competição. Agora é trabalhar mais para ir melhor ainda no próximo ano. Acho que faltou cravar o salto, mas vou continuar treinando mais forte para fazer esses saltos mais difíceis”.

Guilherme Oliveira – O técnico do juvenil masculino, Guilherme Oliveira, feliz pela campanha dos meninos. Não encontrou palavras para demonstrar toda sua alegria e aquela satisfação de que o trabalho teve resultado. “Os meninos foram guerreiros demais. Os resultados estão ai para mostrar todo trabalgo feito no dia a dia. Agora é trabalhar ainda mais por outros resultados, inclusive internacionais e buscar cada vez mais evolução na ginástica e nas notas”, sintetizou.

RAFA E O FEMININO

A técnica do juvenil feminino, Rafaella Garcia, não escondia também a alegria pela performance das atletas e as conquistas individuais e o vice por equipe. Foram duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.“O último dia é sempre assim. Emoção na flor da pele. As meninas foram acima do esperado, onde conseguimos medalhas em todos os aparelhos dentro das categorias de cada uma. A Brenda foi além d imaginável, brilhando no dia de hoje. Tivemos apenas uma queda. Hoje o dia foi de chuva de medalhas. O campeonato serviu para todas evoluírem. Cada competição cada uma carrega novas experiências. Isso é importante lidar com as frustrações, com um dia após o outro, aparelho após aparelho. Com certeza cada uma evoluiu muito depois desse campeonato”.

BRENDA FARIA

 

Foi o campeonato da Brenda de Oliveira Faria. Veio esse ano do CEGIN para o Pinheiros. Repetiu a mesma participação que teve no ano passado defendendo as cores do clube paranaense: duas de ouro e duas de prata. “Só tive a mais aqui o vice-campeonato por equipe que não conquistei no ano passado”, lembra.

Brenda é sem dúvida alguma uma das maiores promessas da ginástica brasileira. “Estava nervosa para o campeonato. É importante do ano para todas meninas que estão competindo. Não esperava sair daqui com tantas medalhas. Entrei no Pinheiros neste ano e devo muito ao Pinheiros, a Iryna, Carol, Rafa e Nayara. Todos eles participaram dessas conquistas, inclusive Deus”, completou.

Resultados dos pinheirenses

 

Tiago Capella: (Sub-16)

Ouro – Solo – 12.933

Ouro – Salto – 12.950

Prata – Barras paralelas – 11.633

Bronze – Cavalo com alças – 11.600

Bronze – Argolas – 10.443

 

Ryan Rafael: (Sub-16)

Prata – Cavalo com alças – 12.100

Prata – Barra fixa – 11.443

 

Eduardo Belli: (Sub-18)

Prata – Argolas – 11.966

Bronze – Barra fixa – 11.633

 

Ryan Mendes: (Sub-18)

Prata – Barras paralelas – 12.066

Bronze – Solo – 12.000

 

Federico Lupi (Sub-18)

Bronze – Salto – 12.466

 

JUVENIL FEMININO

Bruna Carminatti (Sub-12 e 13)

Prata – Solo – 11.700

Bronze – Salto – 12.350

 

Brenda Faria (Sub-12 e 13)

Ouro – Solo – 12.033

Ouro – Salto – 12.350

Prata – Barras assimétricas – 10.800

Prata – Trave – 11.866

 

Kauany Aquino: (Sub-14 e 15)

Prata – Salto – 12.616

 

Imagem destacada: Tiago Capella e Brenda de Oliveira Faria

Fotos de Ricardo Bufolin/ECP