Acreano 2026 começa em 10 de janeiro com novidades no formato
novembro 5, 2025Por FI
Rio Branco, AC , 05 (AFI) – O Campeonato Acreano da Série A de 2026 começa no dia 10 de janeiro, trazendo mudanças no formato de disputa definidas pela Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
A competição contará com oito clubes: Adesg, Galvez, Humaitá, Independência, Rio Branco-AC, Santa Cruz-AC, São Francisco e Vasco-AC. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam em turno único, e os quatro melhores colocados avançam às semifinais.
Essa etapa será disputada em jogos de ida e volta, com os dois primeiros da fase classificatória tendo vantagem do empate.
A final será em jogo único, sem vantagem para nenhum dos times. Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido nos pênaltis.
VAGAS
O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil de 2027, enquanto os eliminados nas semifinais disputarão a terceira vaga. Já os dois últimos colocados da fase inicial serão rebaixados para a Série B de 2027.
OUTRA MUDANÇA
Outra mudança importante está no calendário das partidas, que passam a ser realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, às 18h, e aos sábados, às 15h, eliminando as rodadas duplas.
INDEPENDÊNCIA CAMPEÃO
Em 2025, o Independência conquistou o título ao vencer o Galvez por 3 a 1 na final. Na Série B, o Santa Cruz foi campeão nos pênaltis (4 a 2) sobre o São Francisco, após cada equipe vencer uma das partidas decisivas por 1 a 0.

