Em ritmo do PitBull Pedro Iasi, Pinheiros encerra fase de classificação da LDB

Em ritmo do PitBull Pedro Iasi, Pinheiros encerra fase de classificação da LDB

agosto 2, 2025 Off Por admin





Azul e Preto ainda tem chance de terminar em primeiro lugar no Grupo B

 

Em ritmo do PitBull Pedro Iasi, eleito melhor jogador da partida, o jovem time sub-22 do Esporte Clube Pinheiros encerrou a fase de classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) com uma excelente campanha: 10 jogos, 9 vitórias e ainda com possibilidade de terminar em primeiro lugar do Grupo B. A equipe encerrou a segunda fase na manhã deste sábado (2) ao derrotar o Mogi Basket, por 106 a 61 (54 a 28). E fica aguardando a fase final que será disputada no mês que vem, possivelmente no ginásio Antônio Prado, no Paulistano.

Atualmente, o Pinheiros está na primeira colocação do Grupo B (9 vitórias e 1 derrota), mas pode ser superado pelo Minas Tênis Clube – única equipe derrotar o ECP nessa fase – e que ainda joga neste domingo (3) contra Campo Mourão e na segunda-feira (4) contra o União Corinthians. Uma derrota do time mineiro dá a primeira colocação ao Azul e Preto. Na fase final, o primeiro colocado do Grupo B, enfrenta o quarto colocado do Grupo A, que hoje seria o Botafogo. Se o ECP terminar em segundo, enfrenta o terceiro do Grupo A, na atual classificação seria o São Paulo FC.

A experiência do pivô Agapy Santos, importante para a boa campanha do Pinheiros na fase de classificação da LDB. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

O técnico Bruno Porto saiu feliz com as cinco vitórias em casa. E já começou pensar na fase final. “Vitória extremamente importante para fechar bem a fase de classificação. Depois da derrota para o Minas sabíamos que não poderíamos mais perder, por isso o nosso objetivo era esse e acredito que cumprimos da melhor maneira possível, melhorando o aspecto defensivo, jogo de transição. Agora já estamos pensando no próximo passo que é a fase final e nossos planos é ser campeão. Tivemos uma grande melhora em vários aspectos, um com passo à frente e vamos continuar porque na final vai sair bem quem chegar melhor preparado”.

Pedro Iasi, além de uma participação defensiva excelente, inclusive ganhando o apelido dos companheiros de PitBull, foi o cestinha da equipe, com 15 pontos, além de três rebotes e três bolas recuperadas, com 18 de eficiência. Inclusive acertou as duas bolas de três pontos arremessadas. Outro estaque pinheirense foi o escolta Felipe Gregate ao marcar 12 pontos, dar sete assistências, pegar seis rebotes, com 15 de eficiência. A determinação defensiva deu a Iasi o apelido de PitBull. Ele aprovou a ideia dos companheiros.

“Marcamos muito bem, gostei da minha participação e dos companheiros me chamarem de Pit Bull. Acho que fiz jus ao apelido. Não começamos bem na primeira fase ao perder para o Minas. Mas conseguimos recuperar depois com os cinco jogos no Pinheiros”, completou Pedro Iasi, cestinha da equipe.

Também jogaram e marcaram para o Pinheiros (106) – Lucas Lima (11 pontos,  1 rebote e 1 assistência), Vitor Meili (5 pontos, 2 rebotes e 1 assistência), Cauã Pacheco (11 pontos, 5 assistências, 3 rebotes e 3 bolas recuperadas), Lucca Boracina (11 pontos, 55 assistências e 4 rebotes), Anthony (10 pontos, 5 rebotes, 3 bolas recuperadas e 1 assistência), Bryan Boff (11 ponts, 4 rebotes, 2 bolas recuperadas e 1 assistência), Afonso Pacheco (8 pontos, 9 rebotes , 2 assistências e 1 bola recuperada), Bueris (3 pontos, 3 rebotes e 2 assistências) e Agapy Santos (9 pontos, 2 rebotes e 1 bola recuperada). No total o Pinheiros pegou 47 rebotes, sendo 18 no ataque, contra 40 rebotes de Mogi, com 20 ofensivos. Luiggi Fachin, com 13 pontos e oito rebotes foi o principal destaque mogiano.

Outra boa atuação de Felipe Gregate, justamente contra sua ex-equipe. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

O JOGO

Primeiro período – Com Reynan dos Santos poupado, o técnico Bruno Porto optou em manter o mesmo quinteto base dos jogos anteriores, com Cauã Pacheco, Felipe Gregate, Lucas Lima, Bryan Boff e Afonso Pacheco. Com um começo eficiente, abriu 8 a 0, em 2:30 e obrigou o técnico de Mogi a parar o jogo. Aumentou para 10 a 0, mas parou e permitiu a reação mogiana que empatou em 12 a 12. Mas o Pinheiros voltou a defender bem e fechou o período em 23 a 17.

Segundo período – Com uma boa defesa e rápidos contra-ataques, além das bolas de três pontos – duas seguidas de Cauã Pacheco – o Pinheiros abriu a maior vantagem de 23 pontos (46 a 23), e uma parcial de 25 a 8 faltando, 3:30, com uma linda enterrada de Gregate. Finalizando o período, com uma parcial de 31 a 11, a primeira etapa do jogo terminou favorável ao Pinheiros, por 54 a 28,

Terceiro período – Mantendo o ritmo forte na defesa e no ataque, não permitindo reação do adversário, o Pinheiros fez outra parcial positiva de 32 a 13 e aumentou a diferença no fim do período para 45 pontos: 86 a 41.

Quarto período – Com a grande diferença alcançada nos três períodos anteriores, os meninos do técnico Bruno Porto souberam administrar, com eficiência, a vantagem no marcador. Aumentou para 50 pontos a diferença ao atingir 101 a 51. Sem forçar nos minutos finais, mas fazendo uma parcial empatada em 20 a 20, encerrou o jogo com o placar de 106 a 61.

RESULTADOS NO PINHEIROS

Terça-feira (29)

São José 87×74 Mogi

EC Pinheiros 110×59 AD Maringá

Quarta-feira (30)

Franca 70×66 Mogi

EC Pinheiros 85×59 São José

Quinta-feira (31)

Maringá 88×58 Mogi

São José 79×59 Sesi Franca

Sexta-feira (1/8

Maringá 46×99 São José

EC Pinheiros 77×65 Sesi Franca

Sábado (2/8)

Maringá 40×77 Sesi Franca

EC Pinheiros 106×61 Mogi

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.

Fotos da Galeria – Ricardo Bufolin/ECP

Imagem destacada – Pedro Iasi. Foto – Ricardo Bufolin/ECP