
Capitão do Las Palmas volta após superar câncer pela segunda vez
setembro 11, 2025Por FI
Las Palmas, ES, 11 (AFI) – O capitão do Las Palmas, Kirian Rodríguez, está liberado para voltar aos gramados após vencer, pela segunda vez, um linfoma de Hodgkin. O atleta estava afastado desde fevereiro, quando foi diagnosticado com a recaída do câncer, mas anunciou nesta terça-feira que recebeu sinal verde dos médicos para retornar aos trabalhos com o grupo.
Foram seis meses de batalha fora de campo. Kirian revelou que, apesar da liberação, ainda não está totalmente curado, mas já pode competir normalmente. Em coletiva, o meia brincou sobre o retorno: “Quero que saibam que estou liberado. Um paciente com câncer precisa de cinco anos para se recuperar. Foi por isso que tive uma recaída; não estou completamente curado. Mas estou liberado para competir. Isso me permite voltar à minha rotina diária, expulsar um companheiro de equipe ou ser expulso, e olhar feio para o técnico quando não consigo me recuperar”.
RETORNO DE KIRIAN RODRÍGUEZ
O jogador comunicou a nova luta contra o câncer em fevereiro, pouco após enfrentar o Girona pela LaLiga. Na ocasião, precisou se afastar para passar por uma nova rodada de quimioterapia. O linfoma de Hodgkin, responsável por atacar o sistema linfático, já havia afastado Kirian por 11 meses na temporada 2022/23.
Mesmo com a liberação, o capitão destacou que a recuperação total demora mais tempo. Também comentou sobre o vazamento da informação, antes que pudesse compartilhar a novidade com amigos e familiares: “Estou liberado médica e competitivamente. Posso treinar e chutar (risos). Não quero desabafar, mas quero dizer isso diretamente. Eu queria compartilhar isso pessoalmente, mas eles não deixaram. No mínimo, espero que este furo de reportagem tenha um preço. Alguns dos meus amigos nem sabiam”.
LAS PALMAS NA SEGUNDA DIVISÃO
Kirian fez questão de agradecer o apoio da família, da parceira e dos psicólogos durante o período longe dos campos. Ele ressaltou o desafio emocional de lidar com a doença e o futebol: “Trabalhei duro para separar o Kirian emocionalmente dentro e fora do futebol. Um jogador profissional depende tanto do seu estado atual que parece que tudo é cor-de-rosa e feliz. Quando você perde, é o oposto”.
O Las Palmas foi rebaixado na temporada passada e, agora na Segunda Divisão, ocupa a 12ª posição após quatro rodadas: uma vitória, dois empates e uma derrota. A equipe volta a campo nesta sexta-feira, às 15h30, contra o Real Sociedad, de olho em subir na tabela.