No Ibirapuera, Pinheiros busca seu 11º título consecutivo do Troféu Brasil de Atletismo
julho 22, 2026
Estrela, Alison dos Santos busca seu primeiro título individual do Troféu, enquanto Eliane Martins, o hendecacampeonato, para encerrar a vitoriosa carreira
A partir desta quinta-feira, 23 de julho, o Esporte Clube Pinheiros inicia sua jornada em busca do 11º título consecutivo do Troféu Brasil de Atletismo, que será disputado de 23 a 26 de julho, no estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, e contará com uma delegação composta por 78 pessoas (66 atletas e 12 integrantes da comissão técnica). Dentre os competidores, Alison dos Santos, o Piu, nos 400 metros com barreiras, busca seu primeiro título da competição. Já Eliane Martins, do salto em distância, quer sua 11ª medalha de ouro, para coroar a vitoriosa carreira, já que esse será seu último Troféu da carreira. – Ingressos gratuitos.
Piu não esconde o desejo e a ansiedade de voltar a competir no Brasil e conquistar a medalha dourada individual, que ainda falta em sua prateleira. “Faz muito tempo que eu não corro no Brasil, então voltar para cá e disputar o Troféu Brasil, que é uma competição gigantesca e ver minha família, meus amigos, assistindo, não tem preço. Isso é muito valioso”, comentou Piu, que correu pela última vez em território brasileiro há sete anos.
Piu já subiu no pódio quando conquistou a medalha de prata em 2019, ainda como atleta sub-20. Na competição nacional, os ouros vieram nas provas por equipe, no revezamento 4×400 em 2018 e 2019.
Alison é a grande estrela do Troféu Brasil. O atleta do Pinheiros e também da Seleção Brasileira possui duas medalhas de bronze olímpicas (Tóquio 2020 e Paris 2024), foi campeão mundial, em Eugene, nos Estados Unidos, em que estabeleceu o recorde brasileiro e sul-americano adulto atual, com o tempo de 46.29, terceira melhor marca da história da prova e chega para a disputa da competição nacional como vice-líder do ranking mundial.
Se por um lado Piu busca seu primeiro título nacional, por outro, Eliane Martins, do salto em distância, quer encerrar a carreira em grande estilo, com a conquista da 11ª medalha de ouro. A atleta foi campeã em 2012, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2023, 2024 e 2025. E o palco da competição, no estádio do Ibirapuera, tem um gosto especial.
“Competir no Ibira para mim é muito gratificante, porque foi onde disputei meu primeiro Troféu Brasil. Estou criando uma expectativa muito grande, pelo fato da pista ser nova e, querendo ou não, já tenho uma idade um pouco mais avançada, então é ainda mais especial, porque será onde comecei e quem sabe onde vou encerrar minha temporada e minha carreira”, declarou a atleta de 40 anos.
Eliane possui uma carreira de sucesso, além de diversas medalhas, disputou três jogos olímpicos: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Possui como melhor marca da carreira a distância de 6,80 metros, no I meeting internacional rumo à Tóquio em 2021. Na pista Indoor, sua melhor marca foi estabelecida em Moscou, na Rússia, ao saltar 6,49 metros, em 2013.
Histórico de títulos:
Entre 2016 e 2025, a hegemonia de títulos passou para o Esporte Clube Pinheiros (SP), que é o atual decacampeão do Troféu Brasil. Antes disso, tem um título de posse definitiva (com cinco vitórias, entre 1966 e 1970) e um do Troféu Ademar de Barros (1940) – Colaboração da CBAt.
O Troféu Brasil 2026 terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil, Atletismo Brasil e SporTV.
Foto destaque: Equipe do Pinheiros campeão em 2025. Foto: Gustavo Alves/CBat
