Tendências do futebol brasileiro para 2024: o que esperar dos clubes e dos jogadores no próximo ano

Tendências do futebol brasileiro para 2024: o que esperar dos clubes e dos jogadores no próximo ano

outubro 24, 2023 0 Por admin

Não temos bola de cristal, mas já dá para antecipar algumas tendências para o ano que vem no nosso futebol.

 

Todo bom torcedor sabe que não se comemora gol antes da hora: só quando a bola, de fato, cruza a linha do gol. Caso contrário, a decepção pode ser certa, como já vimos em lances capitais de Nilson (Santos), na final da Copa do Brasil de 2015, contra o Palmeiras; e de Deivid (Flamengo), contra o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara de 2012.

 

Trouxemos aqui alguns lances clássicos e que cravaram seu lugar na memória afetiva dos torcedores brasileiros — alguns de maneira positiva e outros de negativa, é verdade. Porém, voltando nossos olhos para o futuro, o que deve movimentar o futebol brasileiro em 2024?

 

Também não temos o Polvo Paul para nos ajudar aqui, mas observando o cenário atual, dá para ter uma ideia do que deve ganhar força no ano que vem, e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Nos acompanhe na leitura!

Grandes tendências para o futebol brasileiro em 2024

Você tem todo o direito de discordar das tendências apontadas aqui e essa democracia de opiniões é uma das grandes belezas do futebol. Então, seja para endossar o que trouxemos aqui ou para contestar, que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos para aumentar a roda de conversa?

1. Revezamento de elencos

 

O calendário brasileiro é motivo de debate constante entre os amantes do esporte. Não é fácil aliar os campeonatos estaduais, o Brasileirão, a Copa do Brasil, a Libertadores e a Sul-Americana, além de outros torneios de tiro curto, como Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Em 2024, porém, teremos mais duas participações especiais nessa mistura: Copa América e Jogos Olímpicos.

 

A Copa América acontecerá de 20 de junho a 14 de julho, período durante o qual não haverá partidas entre clubes da América do Sul. Os Jogos Olímpicos, por sua vez, vão de 26 de julho a 11 de agosto. Ainda há as Datas FIFA, com as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Ufa!

 

Com um calendário tão apertado, muitos jogos terão que ser disputados em poucos dias (mais do que já estamos acostumados). Por isso, uma tendência clara será o revezamento de elencos entre as competições, deixando os principais atletas para os jogos mais importantes.

2. Aproveitamento da base

 

Essa não é uma exclusividade do ano de 2024, já que vários são os grandes talentos encontrados nas categorias de base dos clubes, como Pedro Roque, Marcos Leonardo e Endrick. Porém, com um calendário tão apertado, a base deve ganhar bastante rodagem no próximo ano.

 

Especialmente em jogos de menor peso, como os campeonatos estaduais e partidas mais protocolares de outros torneios, quando as situações já estão garantidas e só é preciso cumprir tabela, a molecada deve ganhar cancha e, com isso, poderemos ver a lapidação de outras joias do futebol brasileiro.

3. Melhor entendimento do impacto das SAFs

Alguns clubes seguiram pelo caminho de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), como Vasco, Cruzeiro e Bahia, com o objetivo de ter uma melhor gestão. Quando o tema entrou em alta aqui no Brasil, nos últimos anos, parecia ser uma tendência avassaladora, mas hoje parece que o ímpeto se perdeu um pouco.

 

Com a chegada e a passagem de 2024, será possível entender melhor quais foram os impactos da mudança para SAF nos clubes, o que pode fomentar ou não movimentos semelhantes por parte de outras equipes.

4. Consolidação da Arábia Saudita como polo de captação de talentos brasileiros

 

Economicamente, o Brasil tem desvantagens naturais em relação aos clubes do exterior, especialmente da Europa. Porém, agora temos a chegada de mais uma loga de peso para levar nossos grandes jogadores: a Saudi League, liga da Arábia Saudita.

 

A ida de Cristiano Ronaldo trouxe um destaque enorme para o país, embora o craque português já não esteja no auge de sua carreira e, por isso, a ida a um mercado alternativo não é tão chocante assim. Lembrando que Messi também saiu da Europa e foi para o Inter de Miami, da MLS, nos Estados Unidos.

 

O impacto maior foi causado por outros jogadores que seguiram o mesmo rumo, alguns deles inclusive com bastante mercado na Europa, como Benzema, Kanté e, principalmente, Neymar, o maior talento brasileiro nos últimos anos.

 

Se grandes jogadores que atuam nas ligas europeias estão sendo seduzidos pelos valores vultosos oferecidos pela Arábia Saudita, até abrindo mão de um maior nível de competitividade, não deve ser diferente aqui no Brasil, com algumas joias podendo começar suas carreiras internacionais no futebol árabe.

5. Chegada de nomes conhecidos do futebol mundial

Dadas as desvantagens financeiras já comentadas anteriormente, era raro imaginar que jogadores do primeiro escalão mundial poderiam desembarcar em terras tupiniquins. Porém, se a ida de Ronaldo para o Corinthians, em 2009, foi um grande movimento, outros similares aconteceram nos próximos anos.

 

É claro que ao analisar a nível de representatividade no esporte, nenhum nome que voltou ao Brasil foi tão grande quanto o de Ronaldo Luís Nazário de Lima, um dos maiores futebolistas que o esporte já viu. Porém, jogadores renomados têm desembarcado por aqui, como Suárez, James Rodriguez, Lucas Moura e Payet.

 

A ver quem serão os próximos nomes a chegar por aqui, pois não é de se duvidar que a safra de jogadores com carreiras consolidadas nos grandes times pelo mundo se renove.

Futebol brasileiro promete muita emoção em 2024

Entra ano, sai ano, os campeonatos pelo Brasil seguem sendo apaixonantes. Altamente competitivos e por vezes imprevisíveis, eles só renovam nossa paixão pelo esporte por mais uma nova temporada, tal qual acontece com nossas séries preferidas — com a vantagem de que as próximas irão chegar.

 

Se você quer ter mais emoção e ainda por cima a possibilidade de ganhar dinheiro com um esporte que você tanto gosta, as apostas esportivas despontam como a pedida ideal, além de também serem uma grande tendência entre os apaixonados pelo futebol. Faça seus palpites e que venha 2024 — mas quem começar a apostar agora estará melhor preparado para o início da próxima temporada!